Yuri’s Night (A Noite de Yuri)

Yuri Gagarin

Yuri Alekseyevich Gagarin mais conhecido por Yuri Gagarin foi um um piloto e cosmonauta soviético. Foi o primeiro humano em órbita do planeta Terra quando a Vostok 1 completou a sua primeira órbita a 12 de Abril de 1961.

Vostok-1

Com essa primeira órbita Gagarin tornou-se uma celebridade global, e recebeu um sem nùmero de medalhas e condecorações, incluindo a condecoração Herói da União Soviética, a maior honra do seu país.

A Vostok 1 foi o único voo espacial de Gagarin, mas foi backup da tripulação da missão Soyuz 1 (que infelizmente resultou num acidente fatal). Gagarin tornou-se depois Director do Centro de Treino de Cosmonautas perto de Moscovo, que depois recebeu o seu nome.

Aos 34 anos Gagarin faleceu na consequência de um trágico acidente com o MIG-15 que pilotava. Apesar da prematura morte ainda hoje é um símbolo para todos os que se aventuram a conquistar o Espaço (um dos rituais dos astronautas e cosmonautas que partem do Cosmodromo de Baikonur é visitar o Cosmonaut Grove onde cada um planta uma árvore junto à árvore plantada por Yuri Gagarin em 1961 – Link)

A Noite de Yuri

Yuri__s_Night_by_Trudetski1

Este evento foi criado no ano 2000 por Loretta Hidalgo, George Whitesides e Trish Garner. A primeira celebração teve lugar no ano seguinte, exactamente 40 anos após o voo histórico da Vostok 1. Na Rússia, desde 1962 este dia é o Dia da Cosmonáutica.

O objectivo principal deste evento global (em que qualquer pessoa se pode juntar às celebrações e organizar algo no seu país ou cidade) é informar o público geral, em especial os mais novos, e aumentar o entusiasmo pelas ciências espaciais.

A edição de 2004, na cidade de Los Angeles foi uma noite especial que contou com a presença de Ray Bradbury (famoso escritor de ficção-científica, entretanto falecido), Dennis Tito (Turista Espacial na Soyuz-32) e Nichelle Nichols (Uhura na série de Star Trek)

Em Abril de 2011 celebraram-se os 50 anos do voo de Gagarin e nessa noite mais de 100.000 pessoas se juntaram em 567 diferentes eventos em 75 países. A tripulação da Expedição 27 da ISS (Estação Espacial Europeia) gravou um vídeo para assinalar a data e a Noite de Yuri directamente do Espaço.

Nesse mesmo ano foi disponibilizado de forma integral e gratuita o filme First Orbit, dirigido por Christopher Riley.
As imagens foram captadas pela tripulação da Estação Espacial Europeia seguindo o que Gagarin terá observado através dos portholes da Vostok em 1961 (a duração do documentário é a mesma que o voo de Gagarin).
Os realizadores conseguiram acesso aos arquivos de áudio originais da viagem de Gagarin, e utilizaram porções das conversas entre Gagarin e Sergei Korolev (o cientista principal do programa espacial soviético na data) no controlo na Terra. Aquando da montagem do vídeo com o audio, tentou-se respeitar ao máximo as horas e os minutos exactos a que cada comunicação foi feita (assim acompanhando a vista que Gagarin tinha do planeta à medida que o orbitava). O restante audio é propriedade da Radio Moscow que transmitiu a notícia ao mundo durante o voo, da BBC e da agência TASS (em russo – Agência Telegráfica da União Soviética).

Lanço aqui o desafio a quem gostar do Espaço para organizar um evento em Portugal, para colocar o nosso país no mapa das celebrações.

Mais Informação:

Yuri Gagarin (Português – Wikipédia) –> Link

50 anos da Viagem Histórica de Gagarin (2011) –> Link
First Orbit – Filme Integral –> Link
First Orbit (Português – Wikipédia) –  > Link

Leave a comment